Projetos Sociais em andamento e futuros

Apresentação

A Ilé Àṣẹ Alá Déí realiza Projetos Sociais que visam a integração da sociedade com as nossas raízes, resgatando os costumes, a educação, boas maneiras, história e etc. com aulas, cursos, palestras e oficinas.

A parte teórica também é realizada através de grupos de estudo utilizando-se da tecnologia da informática, através do Facebook e WhatsApp.

Conheça alguns desses projetos.


História

Oficinas e palestras realizadas com professores e os nossos mais velhos contando e relatando a história e as histórias da África e dos nossos ancestrais, suas lutas e resistência na preservação da nossa cultura.

Aqui mostramos como eram os costumes, culinária, danças e etc. de uma forma teórica, passando posteriormente para oficinas práticas.

Nas oficinas práticas realizamos em conjunto com os participantes a colher e desfiar o màrìwò (mariuô), fazer o àkàrà (acará), dançar, se vestir, tocar e etc. de uma forma mais arcaica e rústica até como é feito nos dias atuais.


Idioma Yorùbá

Oficinas e palestras realizando estudos do Idioma Yorùbá. Poucos no Brasil dominam ou falam fluentemente o Idioma Yorùbá devido a sua complexidade, mas é possível realiar um estudo sobre esse idioma e é exatamente essa a nossa proposta, esrtudando a grafia e a colocação das palavras corretamente, por exemplo.

Nesse projeto é absolutamente possível absorver pelos participantes as principais palavras utilizadas pelos nossos ancestrais no dia a dia.

O esquecimento, grafia e significado correto das palavras vem se perdendo com o passar dos anos, e esse projeto é de suma imoportância para que isso não se perca e ou se corrija.


Bons costumes e boas maneiras

A maior herança que se pode ter é a educação e respeito. Para com a nossa religião, nos nossos ancestrais e os "mais velhos", educação, bons costumes e boas maneiras é fundamental. Infelizmente isso vem se perdendo com o passar do tempo.

A educação nesse projeto é mostrada e ensinada de uma forma agradável e prazerosa tanto aos jovens como aos adultos.

Desde um simples bom dia, por favor, obrigado, reverências a hábitos higiênicos e tarefas que auxiliam os afazeres diários em uma Casa de Axé ou em uma residência são apresentados nesse projeto, com teoria e praticado de forma descontraida.


Meio ambiente, respeito e bom trato com os animais

O meio ambiente, os animais e todos os seres vivos são de suma importância para toda a humanidade assim como para o Candomblé.

Porém existe a necessidade de uma educação mais ampla e profunda para a conscientização da sociedade. Palestras são realizadas periodicamente para que essa conscientização fique bem clara e se espalhe pelo nosso planeta. Ao contrário do que muitos pensam, o Candomblé venera a natureza e os animais. Tira-se uma folha se a for usar, sacrifica-se um animal se for consumir.

 


Corte e Costura

Oficinas teórias e práticas são realizadas a fim dessa cultura que chamamos de arte, a arte de costurar, que vem se perdendo com o passar do tempo. Unindo passado e prasente, a sociedade aprende com nossas costureiras antigas confeccionar roupas utilizadas por nossos antepassados e roupas da moda atual, utilizando-se de máquinas de costura ou feitas a mão.

 

 


Culinária

Outra arte que vem se perdendo com o passar dos anos, principalmente nos dias de hoje em que encontramos tudo pronto. A massa de Acarajé, de Abará, a cocada e e outras iguarias são encontradas prontas e muitos dos nossos jovens nem imaginam o processo por que elas passam. Oficinas quase que 100% práticas ensinam, por exemplo, desde o colher do fruto do dendezeiro, seu preparo, a moagem do freijão fradinho e etc. até o produto final, o nosso famoso e saboroso Acarajé.

O forno a lenha faz parte de alguns dos objetos utilizados.

Nesses cursos e oficinas também são ensinados a confecção de pratos simples, como arroz e feijão por exemplo.


Capoeira

A história, fundamentos, toques, cantigas, respeito e etc. são ministrados nessa oficina teórica e prática, estimulando a sociedade a unir dança com luta, esporte com conhecimento, arte com saúde.

 

 

 


Cidadania e Igualdade Racial

Uma das nossas maiores preocupações é com relação ao acesso da sociedade menos favorecida ao conhecimentos dos seus direitos e deveres. Nas nossas palestras a sociedade é orientada de como proceder em todos os aspectos com relação aos seus direitos, deveres, como proceder em caso de racismo, intolerância religiosa e casos semelhantes, com total apoio da nossa Diretoria Jurídica.

A igualdade racial é abordada de uma forma clara e objetiva aos participantes das palestras ministradas neste projeto.

 


Religião

Palestras visando conscientizar a sociedade da necessidade de que o Brasil realmente seja visto e aja como um Estado Laico, liberdade religiosa e a importância de todas as religiões.

Palestras separadas e livres contando a história da Religião Tradicional dos Yorùbás e do Candomblé, Divindades e etc.

 


Projeto Amado Natal Bahia

Um projeto ousado visando a distribuição de sacolas (sacos) de natal para as crianças de famílias de baixa renda de Amado Bahia cadastradas contendo roupas, calçado, brinquedo, material de higiene, guloseimas e etc.

Um cadastro será realizado e posteriormente verificada a veracidade das informações apresentadas pelos responsáveis das crianças.

Este projeto utiliza como modelo o projeto realizado pela SEEJA - Sociedade de Estudos Espiritas do Jaraguá - SP e o Instituto Agave - SP, com parceria do Projeto Íbákédùn - SP e claro, com a ajuda dos padrinhos e madrinhas das crianças. Este projeto modelo é realizado nos municípios de São Paulo - SP e Valente - BA e atende em torno de 950 crianças de 02 a 11 anos de idade.

Envio de parte das sacolas

Sacolas

Atividades no dia da entrega

A chegada de Papai Noel