Ilé Àṣẹ Aládéí

Odu (Odù)

Introdução

(Texto gentilmente escrito e cedido pelo Bàbáláwo Ifáṣeun)

Odu (Odù) é um termo da língua Yòrúba que significa algo como DNA espiritual de um individuo, um local ou até uma situação em si. Sua origem vem do Céu - Órun (Ọ̀run) e outros foram criados na Terra - Aiyê (Àiyé), isto é , uns foram criados por Deus - Ólórum (Ọlọ́run) antes da criação da Terra e outros após esse momento, não significando que um seja melhor que o outro.

Numa visão muito simples o Odu significaria o signo espiritual de uma pessoa que traz consigo todas as informações que ela precisa para obter equilíbrio em sua vida e aproximá-la de sua origem e essência divina, isto é, de Ólórum. 256 são os Odus segundo a tradição de Órunmilá-Ifá (Ọ̀rúnmìlà-Ifá), sendo 16 Odu Agba (ou Odu principais) chamados também de Odu meji e 240 Ómó Odu ( Filhos) perfazendo um total de 256 .

Existem diversas formas de termos acesso aos Odus. Dentre elas estão a consulta com um sacerdote devidamente habilitado (Babálorixá, Iiálorixá, Babálauô ou Iianifá) aos oráculos sagrados de cada tradição. Aos Babálorixás e Iialorixás estão reservadadas as consultas ao Mérindilogun (Mẹ́rindílógún), também conhecido como búzios ou 16 cauris e Obi abata onde os mesmos terão acesso aos 16 principais Odu, os 16 Odu Agba. Aos Babalauôs e Iianifás estão reservadas as consultas ao Ópélé Ifá (Ọ̀pẹ̀lẹ̀ Ifá), Ikin Ifá e Obi abatá onde os mesmos terão acesso aos 256 Odu (Odu agba e Ómó Odu).

Vale ressaltar que não trato aqui de afirmar que um oráculo seja melhor que o outro, pois as consultas ao Orixá da sabedoria (Órunmilá) através de qualquer oráculo sério é o que um indivíduo precisa para ser orientado pelas divindades e a partir daí poder alinhar-se espiritualmente para equilibrar sua vida. Todo Odu possui aspectos positivos e negativos, portanto não existe Odu negativo e Odu positivo por si só e sim essa energia pode estar em Ire (positivo) ou Ibi (negativo) em todos os 256 Odus, cabendo ao sacerdote ou sacerdotisa através da orientação oracular proceder as orientações para positivar um aspecto negativo ou reforçar um aspecto positivo trazido por um Odu.